
As 4 Dimensões da Liderança Transformacional
dezembro 15, 2022
Julgamento? Eu?
dezembro 15, 2022O papel de líder tem muitos desafios, tem seus altos e baixos, acertos e tropeços. Existe bons líderes, aqueles que nos inspiram e são exemplo na jornada e aqueles dos quais não gostamos nem de lembrar, que dá arrepios! Esse último, ainda uma espécie bem comum no ambiente corporativo, está fadado a entrar em risco de extinção nos próximos anos.
Estamos nos tornando mais conscientes das nossas escolhas, e principalmente de onde queremos estar, com o que e quem queremos contribuir e compartilhar nosso tempo, valores e energia.
Esses novos tempos urgem um novo modelo de liderança, uma liderança transformacional e consciente que irá nos liderar com mais humanidade, respeito, propósito e compaixão.
Mas você sabe o que é Liderança Transformacional? E o que isso significa na prática?
Enquanto a Liderança Transacional envolve definir tarefas, reconhecer metas alcançadas e punir os erros cometidos na obtenção dos objetivos, a liderança transformacional foca nos valores humanos como comprometimento e ajuda times a implementar efetivamente as mudanças organizacionais necessárias com eficiência e eficácia.
É uma grande mudança do paradigma “comando-controle” para uma liderança voltada para as pessoas, que desafia normas e está em constante transformação.
Ser um líder que se importa genuinamente pelos seus, que inspira e engaja por meio de uma visão, que demonstra profundo cuidado e interesse pelas pessoas que estão sob sua gestão, que cultiva empatia, respeito e altos padrões éticos.
Ele compreende a importância de considerar os interesses de todos os stakeholders, sabe reconhecer, apreciar, valorizar, ser assertivo mas com gentileza, orienta mas dá autonomia, constrói uma cultura forte e inspira alto nível de confiança.
Como você pode perceber, os requisitos e princípios para exercer uma liderança transformacional não são poucos tão pouco simples de serem praticados no dia a dia.
Mas diante das profundas e rápidas transformações que estamos vivendo, esse líderes serão aqueles que nos guiarão rumo à esse novo mundo que está se revelando diante dos nossos olhos.
E não se engane, os líderes não nascem prontos. Preparar um líder inspirador demanda um alto nível de dedicação, trabalho e desenvolvimento (constante, por sinal), alguém que possa genuinamente demonstrar e inspirar essas virtudes.
Assim como não existem seres humanos perfeitos, não existem líderes perfeitos, mas se queremos ser a transformação que o mundo está demandando é preciso haver uma intenção e propósito muito claros de se desenvolver continuamente para desempenhar tal papel, seja numa grande empresa privada, numa startup, numa ong, numa empresa pública ou mesmo na sua vida pessoal. Afinal de contas, quem pode liderar nossa vida, senão nós mesmos?
Algumas habilidades de um líder transformacional são:
– sabe ouvir e pedir com empatia
– consegue se comunicar com clareza e gentileza
– considera, reconhece e valoriza as pessoas
– se dedica para desenvolver os outros e dar feedbacks construtivos
– É genuíno e transparente e cultiva um ambiente de confiança e respeito com seu times e pares
– Incentiva e age de maneira colaborativa
– Tem espírito de estar em constante aprendizado (lifelong learning)
– Capacita os outros a agir no melhor interesse para todos os stakeholders
– Desafia os processos e constrói eficiência e times de alta performance
– Investe no autoconhecimento e sabe regular suas emoções e comportamentos
– Inspira por meio de uma visão compartilhada e engaja estabelecendo alto nível de compromisso e excelência
Um dos Cases mais emblemáticos dessa mudança de paradigma de gestão é a empresa de motocicletas Harley-Davidson. Nos anos 80, seu CEO Rich Teerlink, implementou, para que a empresa não entrasse em colapso, uma grande transformação que redefiniu o modelo de gestão, focado na visão ao invés de nos processos, e se tornou a companhia de sucesso e longevidade tal como conhecemos hoje.
E como desenvolver essa visão e habilidades tão amplas e tão complexas? Qual modelo seguir? Quais ferramentas implementar? Qual padrão de cultura implementar para suportar essas transformações? Há uma infinidade de decisões, recursos e conhecimentos necessários e disponíveis que por vezes pode haver a sensação de que nenhum caminho é possível ou adequado.
E por aí? Como sua empresa tem lidado com as profundas transformações que estamos vivendo? Como tem buscando desenvolver líderes para serem agentes dessa mudança? E você como tem sido o protagonista do seu desenvolvimento pessoal e profissional?
Nos próximos artigos iremos compartilhar alguns insights sobre nossas experiências com transformação de negócios e desenvolvimento de líderes e times nos últimos anos, os sucessos, fracassos (sim, importante reconhecer as falhas) e os desafios, tanto para nós quanto para nossos clientes.
E hoje começamos a última edição do ano do Curso Mindful Leader Liderança Transformacional 2.0, uma turma de mais de 30 líderes que serão os agentes protagonistas dessa transformação e desse novo modelo de consciência. Nessa jornada de 1 mês vamos aprender e praticar uma série de ferramentas e metodologias inovadoras e potentes para desenvolvimento de negócios, líderes e times conscientes. Se quiser saber mais me chama e vamos falar. Você pode checar também as informações detalhadas neste link: https://bit.ly/MindfulLider
Até já, Lu



