
Conversas difíceis de um jeito fácil!?
outubro 5, 2022
Os desafios das mulheres na ascensão profissional em pleno 2022
novembro 7, 2022Historicamente, quando pensamos em liderança, temos uma referência clichê de um líder padrão chefia, aquele que mandava e enxergava pessoas como mero meio de atingir seus resultados e objetivos financeiros do negócio. Tratava-se de uma relação transacional financeira e pouco pautada nas relações de confiança e integridade.
O líder do futuro é autoconsciente que cria relações pautadas pela confiança, respeito e vê nas pessoas seu potencial e atua de maneira objetiva e cuidadosa para fortalecer esse potencial do indivíduo, encorajando, inspirando, desenvolvendo, criando relações de ganha-ganha.
Uma liderança que se desafia a sair do papel de comando-controle para uma relação mais horizontal, que inspira e cuida, com intenção clara de desenvolver os outros, dando seu melhor potencial e em consonância com altos valores éticos.
Segundo um levantamento realizado pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos,o Brasil está na 51º posição entre os países mais empáticos do mundo, com relação aos 63 países analisados, ou seja, temos muito a evoluir.
Virar essa chave da liderança opressiva e autoritária, que historicamente conhecemos e tornar-se um líder mais consciente é um desafio de desconstrução de valores, comportamentos, crenças e padrões de pensamentos e comportamentos. Tal mudança é um processo de autoconhecimento, e passa não apenas no nosso papel como líder, mas como seres humanos. Mas, te convido a refletir sobre dar um passo nessa direção, caso ainda não o tenha feito, pois sem dúvida será a transformação mais poderosa que você poderá realizar na construção da sua carreira como liderança. Uma transformação que te causará uma mudança interna profunda, mas especialmente acarretará um impacto altamente positivo no seu time e em todas à sua volta.
Essa liderança dos novos tempos pede por líderes que sejam autoconscientes, íntegros, autênticos, responsáveis e inspiradores. Por esse motivo, um bom líder perpassa por um processo de uma jornada de autoconhecimento profundo para que partindo do princípio do autoconhecimento e transformação de motivações e comportamentos, o líder seja um exemplo de teoria e prática. Ele precisa inspirar as pessoas no trabalho e na vida. Precisa ser acima de tudo com muita autenticidade e responsabilidade, tentar ouvir e compreender, mostrando-se sintonizado e comprometido com os que estão ao seu redor.
O tema é vasto e profundo e exige tempo e investimento pessoal para o auto desenvolvimento humano, capacidades e competências para tornar-se um líder autoconsciente, um líder do futuro. Mas vamos compartilhar aqui as 5 principais características de um líder autoconsciente:
1. Empático
Empatia sempre foi uma habilidade crítica para líderes, mas têm tomado um novo significado e prioridade. A empatia é a capacidade de compreender e acolher emocionalmente outra pessoa. Não é se colocar no lugar do outro como muitos acreditam, pois cada um tem sua própria forma de entender, sentir e compreender as coisas. Mas acima de tudo, ser empático é oferecer uma escuta ativa a ponto de ouvir, tentar compreender e ajudar o outro a tentar se compreender em suas próprias emoções e sentimentos. E através dessa escuta, ajudando o outro a compreender seus conflitos, medos e limitações que podemos estabelecer conexões verdadeiras e apoiar aqueles à nossa volta. Empatia não é sobre uma forma soft ou delicada de abordagem, mas uma habilidade prática que gera uma comunicação e resultados assertivos.
2.Genuíno
Ser um líder genuíno é viver de forma prática e coerente com o próprio discurso. As pessoas valorizam e querem seguir o exemplo de quem as inspira, de quem vive aquilo que defende. Mas é muito importante para você como líder também que seu discurso seja verdadeiro e sincero, caso contrário se tornará um fardo ter que ostentar um padrão de comportamento que você prega mas não vive. Além de viver com transparência e alinhado aos nossos próprios valores de maneira genuína pode tornar a vida muito mais leve, uma vez que não temos que sustentar um personagem que não somos.
3.Inspirador
Os líderes inspiradores são aqueles que usam a combinação entre motivar e incentivar os seus colaboradores e a sua equipe a dar o melhor de si, alcançando metas e resultados significativos, reconhecendo e valorizando os potenciais individuais e empoderando as pessoas a serem a melhor versão de si mesmos.
É importante ressaltar que não existe um padrão de comportamento de um líder inspirador, isso pode ter uma variação a depender da cultura e valores da empresa ou do próprio líder, e de outros aspectos subjetivos. Normalmente eles possuem características comuns, mas a depender do ambiente e dos comportamentos, poderá haver variações.
4. Cuidadoso
O líder cuidadoso é aquele que olha cada pessoa de forma individual e principalmente se importa com elas. Que consegue identificar e perceber o que cada um tem para oferecer de melhor e incentiva individualmente cada um a descobrirem seus potenciais internos. Ele não segue uma fórmula ou receita, busca sempre uma evolução pessoal e profissional compreendendo que quando se trata de pessoas, a individualidade é a maior riqueza do ser humano e exatamente por isso ele entende que o aprimoramento e o desenvolvimento pessoal são habilidades contínuas.
5. Íntegro
A integridade é uma prática contínua, um exercício de comprometimento com a própria autenticidade, transparência e verdade. É um compromisso com nossos mais altos valores e padrões éticos consigo e com os outros.
Você já parou para refletir sobre o seu estilo de liderança e se está preparado para ser o líder do futuro?
Sabemos que essa jornada é muitas vezes solitária e é preciso contar com apoio e suporte para trilhar esse caminho! Conte conosco para te ajudar nessa transição.



